segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

OS BATISTAS, 100 ANOS EM GOIÁS

 Primeira Igreja Batista em Goiânia à frente do primeiro templo, por volta do ano 1942


Segundo historiadores, no ano de 1942 Goiânia tinha, distribuídos entre os seus sete bairros, 01 templo católico e dez templos evangélicos, incluindo o recém-inaugurado templo da PIB em Goiânia. De acordo com os mesmos historiadores, a construção foi idealizada, orientada e dirigida pelo próprio pastor titular da igreja à época, o missionário norte americano Walter Beasley Mc Nealy.


O Jornal Batista, edição de 29-01 e 5-02 de 1942, publicou um artigo sobre o trabalho batista realizado na capital goiana nesta fase. Assim descreve o texto do jornal acima mencionado sobre o 1º templo da PIB, na edição citada: “A fachada do prédio estende-se por vinte e cinco metros. Vinte e sete portas e cinquenta e duas janelas cuidadosamente distribuídas garantem o acesso fácil às diversas dependências e ventilação conveniente. Doze metros de altura interna (pé direito) e as galerias dão ao interior um aspecto verdadeiramente grandioso. O batistério, que fica no segundo andar, tem a beleza grandemente realçada pela ótima pintura de uma paisagem do Jordão, de água corrente, obra de um pintor do Rio de Janeiro”. Continua descrevendo: “Todo o material empregado foi adquirido em São Paulo, inclusive o madeiramento das portas, janelas, etc..., e mais o mobiliário, de jacarandá. As obras foram custeadas pela própria igreja, auxiliada, naturalmente, por algumas ofertas, vindas da América do Norte”.











Nota: Imagem de Arquivo Pessoal, gentilmente cedida por Messias de Souza Costa, através de Regina de Souza Costa - membros da PIB em Goiânia

Um comentário:

  1. Meus tios de segundo grau contribuindo com a história do povo batista! Muito bom isso!

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!